
Menu
A ciência que estuda a relação entre aprendizagem e a mente humana. O profissional atua na compreensão das dificuldades buscando melhorar os processos de assimilação de conhecimento. Envolve tanto a Pedagogia quanto a Psicologia, é a união das duas profissões e seus conhecimentos, tendo como foco os processos mentais que envolvem a aprendizagem.
A psicopedagogia auxilia as pessoas de diversas idades e diferentes contextos que apresentam dificuldades em processos de aprendizagem e desenvolvimento, independentemente do motivo.
Estuda as formas como o ser humano consegue entender novas informações e todas as variáveis que podem influenciar em seu aprendizado.
Possibilita que indivíduos, grupos e instituições desenvolvam seus processos de aprendizagem de forma saudável, resgatando o prazer de aprender e descobrindo-se como autores de seus próprios processos.
Psicopedagogia é uma abordagem de fundamental importância para intervir nos Transtornos de Aprendizagem.
Alguns dos transtornos mais comuns são:
a Dislexia, a Discalculia, o Transtorno de Déficit Atenção Hiperatividade – TDAH, e no TEA. mas existem outras dificuldades de aprendizagens mais brandas ou mistas que se beneficiam desta metodologia.
A Psicopedagogia transita entre os aspectos pedagógicos e psíquicos e entre os processos de desenvolvimento e aprendizagem dos sujeitos.
Com a criança as intervenções são necessárias principalmente quando:
Apresenta dificuldades de aprendizagem ou de atenção; não tem motivação de aprender novidades; não se mostra interessada nos estudos mesmo quando outras abordagens são tomadas; tem dificuldades em se relacionar com os colegas; apresenta dificuldade com lógica, leitura ou escrita.
Na vida adulta, os problemas não são diferentes:
baixo desempenho no trabalho ou nos estudos; falta de motivação em aprender novas informações; problemas em entender conteúdos e interpretá-los; dificuldade com raciocínio lógico; falta de atenção e foco.
Já a avaliação psicopedagógica tem por objetivo delinear aspectos das habilidades de leitura, escrita, aritmética e comunicação oral, por meio de análises qualitativas e quantitativas.
A avaliação busca, ainda, compreender quais as estratégias metacognitivas que as crianças e os adolescentes utilizam no processo de aprendizagem e qual etapa desse processo se encontra deficitária, necessitando, portanto, de maior investimento da família e da escola.
Para um atendimento de excelência, seja no tratamento ou na avaliação, contamos com uma equipe multidisciplinar de terapias específicas (como fonoaudiologia, terapeuta ocupacional e terapeuta cognitiva-comportamental).
Também trabalhamos com grupos de pacientes.
Venha conhecer nosso espaço preparado a essa demanda!
Promover o equilíbrio psíquico, identificando, diagnosticando e auxiliando a recuperar e fortalecer a qualidade da saúde mental, emocional e psíquica dos nossos clientes/pacientes.
Ser reconhecida na prestação de serviços em psicologia e saúde mental, na formação de indivíduos mais conscientes de sua condição humana e de seu papel como agente transformador.
● Honestidade nas relações com seus interlocutores (clientes/pacientes, colaboradores, público em geral, autoridades, fornecedores, pares e parceiros);
● Respeito pelo próprio trabalho e respeito mútuo na interação com outros;
● Espírito de equipe;
● Justiça e integridade;
● Afeto;
● Sensibilidade;
● Aprendizagem constante;
Conheça nossa Equipe
Entre em contato com a gente preenchendo o formulário abaixo. Assim que possível, retornaremos o seu contato. Se preferir, entre em contato diretamente através dos telefones ou e-mail.
2021 © Todos os direitos reservados.
Visando o cuidado integral do ser humano, contamos com estrutura física e profissionais capacitados para o atendimento de diferentes demandas psicológicas, comportamentais e da saúde.